sexta-feira, 5 de abril de 2013

APRESENTAÇÃO LITERÁRIA - Frassino Machado




Tenho o prazer de informar que acaba de ser publicado – em primeira edição – a obra deste autor, poeta e cantor, que ora se apresenta e se divulga em primeira instância com o nome de MENSAGEIRO CANTANTE.
O seu título original era simplesmente “Cancioneiro” mas, devido à grande profusão de obras com o mesmo nome, não só em Portugal como no estrangeiro, ponderei e optei por substituir este título pelo que agora apresento.
Os textos que o integram, na sua totalidade, destinam-se a serem cantados, a solo ou em grupo, e transmitem mensagens que se pretendem valorizem o sentido da vida e da convivência social, em todas as camadas etárias. Daí o significado do título que ostenta.
É minha intenção editar, em tempo oportuno, uma outra publicação com o mesmo nome em que seja dado realce às partituras musicais.
Desejo que este livro venha a constituir um incentivo e um contributo decisivo para um desejável desanuviamento da convivência entre as pessoas, numa época tão conturbada como a que hoje vivemos.
Para informações acerca da aquisição desta obra aqui deixo expressos os endereços mais aconselháveis. O honorário que proponho integra o custo do envio por correio para o endereço que me for indicado.
Assim passo a aconselhar utilização dos seguintes itens:
- Nome da pessoa em nome de quem deve ser feito o envio;
- Endereço correcto da morada para onde devo enviar;
- Para pedir encomenda: utilizar o endereço de e-mail aqui divulgado.
- Esclarecimentos sobre a Obra e o preço: solicitar pelo envio de mensagem privada, inserta neste “site pessoal”.


INTRODUÇÃO

Esta antologia de canções e de baladas começou a ser organizada na passagem do presente Milénio – já lá vão doze anos a fio – e foi a concretização de um sonho vivido desde a infância.
A sequência de textos foi estruturada de forma cronológica e derivou espontaneamente da evolução experiencial e da localização geográfica da altura. Assim, ao longo da minha vida, estas canções foram compostas no seguimento de eventos socioculturais nos quais eu fui sujeito actuante, quer nascidas da necessidade de tornar estas experiências mais aliciantes e motivadoras quer surgindo como complemento e apoio de actividades didácticas ou pedagógicas ao longo do meu magistério como professor e educador.
        Todos os textos são direccionados para o canto quer a solo ou, preferencialmente, destinadas a solo e coro, e foram compostos, com excepção de cerca de uma dezena deles pertencentes a outros autores, seleccionados para se enquadrarem no contexto desta obra literária e artística tendo obviamente música de minha autoria.
        Como o nome sugere, na base de cada um dos textos, encontra-se implícita uma determinada mensagem, na qual a forma de canto visa dar uma força estética mais profunda e enriquecedora.
Algumas destas canções foram escritas e compostas, tendo em vista a sua inserção em festivais de juventude que, no passado, ajudei a organizar e a dinamizar.
Por outro lado quero referir que, durante vários anos, muitas destas canções foram interpretadas por um grupo de jovens da Escola onde leccionei a disciplina de História, denominado GRUPO BOA ESPERANÇA, que se apresentou a público no âmbito da “Expo 98”, tendo resultado dessa experiência a gravação do CD «El Rei Dom João II».
        Não deixo de destacar, nesta primeira edição, o nome de dois companheiros de jornada que partilharam, desde os seus inícios, estas realizações. Trata-se do poeta Miguel Santos, mais conhecido por Cadavadas, e do insigne professor de filosofia e literatura que foi o Dr. Frei Adelino Pereira, meu mestre de escrita poética, a quem presto homenagem dedicando à sua memória este Mensageiro.

Frassino Machado
Para CONTACTOS :  machadofrassino@gmail.com

Sem comentários: